Inevitavelmente nós associamos borboletas com ciclos de vida, liberdade, viver o presente.

O local onde moro tem uma boa área verde, que atrai muitas borboletas e mariposas. Então elas sempre estiveram no meu pensamento e lista de nomes para a marca.

Meses depois li um livro para um desafio literário e na história havia o mistério do símbolo de uma borboleta negra. Isso me levou a uma série de reflexões, e pensando na simbologia cruel de algumas borboletas e mariposas, que assim como nas histórias, sempre carregaram um peso que não é delas. Principalmente de mau agouro.

As escolhi como amuleto de sorte.

Nada mais justo que utilizar como símbolo um ser que considero tão imponente, mesmo que frágil fisicamente, como todos nós alias, e que traduziu exatamente o sentimento de quem está numa nova jornada, um novo ciclo. E assim como elas tem fases, todo trabalho artesanal passa por um processo de criação e transformação muito profundo em cada peça antes de sair do casulo.

A Borboleta Negra nasceu em julho de 2013, ainda como um experimento. Tomando forma quase um ano depois.

Hoje a BN se tornou um pequeno espaço de encadernação artesanal e artística. Voltado à criações especiais e divertidas para escrever, rabiscar e ilustrar. Uma alternativa à encadernação tradicional de gráficas e grandes papelarias. A produção é toda artesanal, e com o passar do tempo se tornou uma paixão que hoje ocupa tempo integral.

Esse carinho pelo papel e processos de produção torna a Borboleta Negra, acima de tudo, um espaço para outros amantes da escrita e papelaria artesanal. Para quem compartilha do interesse pela encadernação, quem admira um livro feito à mão pelos detalhes, cor, textura dos papéis e pelo cheiro. Sim, também cheiramos um bom livro (todos que aparecem por aqui, as vezes até as lagartas estagiárias curiosas). Você não está sozinha(o).

Sinta-se em casa. E vamos voar juntos.

“Exibia apenas uma inscrição gravada no mármore: um símbolo que parecia representar um inseto, uma borboleta negra com as asas abertas.” – Marina.